EU NÃO TENHO TEMPO x NÃO É MINHA PRIORIDADE
Um dia desses um dos meus alunos me enviou uma mensagem se desculpando por não estar participando das atividades propostas, uma vez que tinha diversos compromissos com outras coisas; trabalho, estudo, namoro, família, gato, passarinho, cachorro enfim. Parei meus afazeres para ler o desabafo "sofrido" do referido aluno que tentava me convencer que estava deverás ocupado para fazer as atividades da disciplina. Não conseguiu me convencer é claro e eu digo o motivo que ele não logrou exito em sua desculpa bem elaborada e fundamentada mas não menos esfarrapada.
Pensei e perguntei aos meus botões como pode ele não ter tempo? E pensei em todas as coisas que tenho feito para disponibilizar as atividades para os meus alunos incluindo ele, e cheguei a seguinte conclusão matemática obvia.
O dia tem 24 horas, as pessoas que trabalham, o que não era o caso do meu querido aluno,trabalham em media 8 horas mais 4 no transporte chutando bem forte e alto, 2 horas com refeições mais 2 horas com higiene mais 8 horas de sono, somando tudo 24 horas. Conclui assim através da infalível matemática que meu aluno tinha razão, de fato não da para fazer mais nada da vida quando se trabalha.
Já estava me convencendo que o meu pobre aluno tinha razão quando me ocorreu uma outra questão, se o dia só tem 24 horas e as pessoas trabalham, como eles tem tempo para fazer outras coisas como estudar, treinar capoeira ou jiu-jitsu fazer cursos, namorar ir ao cinema enfim. Pensei também como outros alunos inclusive algumas mães de família que trabalham em dois empregos conseguem fazer as atividades e ele não?
Epifania !! zaz!! isso é uma desculpa ele não fez a atividade por que não tinha desejo de fazer e para se desculpar ou justificar o injustificável me falou que esta sem tempo. Nada como uma reflexão profunda para se compreender o óbvio.
Então não me venha com "chorumelas", uma vez alguém me disse a seguinte frase feita " quem quer arruma um tempo, quem não quer arruma uma desculpa" um tapa na cara bem dado que na época entendi muito bem porque penso eu, deveria estar dando uma desculpa bem esfarrapada também. Lembro que em um outro momento da minha vida, onde estava muito atarefado com muitas responsabilidades e expliquei a um pessoa que não tinha tempo para determinada atividade ouvi a frase novamente e prometi que nunca mais falaria isso para ninguém, porém como diria Piaget passamos por um eterno processo de experiencia, assimilação,adaptação e evolução e após novas reflexões e trocas de papeis sociais repensei sobre a frase e atualmente a uso e digo e repito. "Quem quer arruma tempo quem não quer arruma uma desculpa".
A vida é feita de escolhas, de prioridades, sabemos que nossa vida não se resume a apenas 24 horas diárias para atividades diversas e sim de 168 horas semanais ou 672 horas mensais, levando em consideração que as aulas, por exemplo, o curso de capoeira são divididas em duas aulas diárias de 1 hora e 30 minutos três vezes por semana ou seja são 4 horas das 168 horas semanais, se o aluno for bem aplicado e participar das duas aulas disponibilizadas três vezes por semana ainda terá 160 horas para outras atividades durante a semana.
Assim não é questão de tempo é questão de prioridades, me permitam utilizar outra frase feita " na vida tudo é uma questão de escolhas" você vai escolher o que é prioridade na sua vida o que é importante para aquele momento e vai dedicar o seu tempo e recursos para o prioritário. Então não se engane e muito menos tente convencer outras pessoas que você não tem tempo, tempo você tem o que está te faltando é coragem para dizer para alguém que aquilo que ela te oferece não é importante ou prioritário naquele momento.
É muito importante também saber administrar o seu tempo, muitos de nós que dizemos que não temos tempo na verdade não sabemos administrar o nosso tempo útil, perdendo o foco com coisas que não são importantes no sentido do nosso desenvolvimento como seres humanos melhores. Panejar a nossa rotina e seguir esse planejamento é de suma importância para usar seu tempo com mais sabedoria e de uma maneira que te faça progredir no sentido humano do termo, de forma saudável e produtiva com foco também na sua qualidade de vida.
Para concluir não se permita dizer que não tem tempo, seja honesto com você mesmo e com a outra pessoa, deixando claro que aquela atividade não é prioridade naquele momento e que quando for possível você retomará o assunto e poderá retornar a participar das aulas. Não pense que a sua desculpa bem elaborada ou não, vai convencer seu interlocutor que o você deseja muito fazer a atividade mas não encontra tempo e que ele entenderá sua posição, lembre- se que a atividade que você não"encontra tempo para fazer"para o professor é a vida dele. Como bônus desse artigo vou deixar o vídeo do Mestre Leandro Karnal sobre administração de tempo.
Salve!
Bambam
Total razão! Quando a gente quer de verdade encontra tempo, mas se não é de interesse ou prioridade, nunca tera tempo, só desculpas.
ResponderExcluirObrigado pela participação.
ExcluirAbraços Virtuais!