Parceiros

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

FABRICA DE MONSTROS:COMO NÃO TRANSFORMAR SEU FILHO OU FILHA EM UM ADULTO MIMADO E SOBERBO





FABRICA DE MONSTROS:COMO NÃO TRANSFORMAR SEU FILHO OU FILHA EM UM  ADULTO MIMADO E SOBERBO






 Em muitas ocasiões nos deparamos com casos absurdos de violência, intolerância e arrogância e ficamos nos perguntando como uma pessoa pode ser assim. Mas a reflexão deveria ser de como essa pessoa ficou assim. O autor e psicólogo Bielo Russo Let Vygotsky defendeu em seus estudos que o homem é fruto do seu meio e tempo, a realidade em que o individuo esta exposto o transforma e molda o seu caráter. Vygotsky acreditava que a formação dos jovens era baseada e moldada na relação que tinham com seu meio social e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. Como o jovem aprende por meio de suas vivencias, relações com o mundo e sociedade é de extrema importância que nossos jovens sejam estimulados e que tenham a oportunidade de vivenciar experiências positivas e instrutivas essenciais para o seu desenvolvimento, o exemplo dos mais experientes é a base para a sua evolução e aprendizado.


 Tendo por base esse pensamento devemos estimular os jovens a serem independentes e críticos porém sempre respeitando os ensinamentos dos seus ancestrais muito mais experientes,as palavras dos pais e professores são de extrema importância para os jovens mas o bom exemplo é a mola propulsora para o seu caráter.


 A nossa juventude é critica e não aceita um discurso desprovido de atitude. Muitas vezes vemos crianças e adolescentes insubordinados e rebeldes, que não respeitam seus pais e professores, se acham donos do razão e pensam que tudo podem, são frutos de uma sociedade amedrontada onde os pais e responsáveis fazem de tudo para atender seus pedidos e desejos, muitos se sentem inseguros de serem duros demais e acabam sendo dominados pelo próprio filho criando um “monstro” que será um adulto mimado e desprovido de coragem e cheio de direitos, uma pessoa fraca e soberba que pensa que todos devem servi lo.


 Pensando nisso eduque seu filho para a dureza do mundo, não fantasie, não invente estórias da carochinha ou poupe eles da realidade se você assim o fizer saiba que estará criando um adulto fraco e dependente. O mundo é selva e a lei da selva é a lei da sobrevivência onde apenas os mais fortes sobrevivem. Seja justo e verdadeiro, quando ele acertar o elogie, quando ele errar o puna, mas sempre em qualquer uma das ocasiões não perca a oportunidade de dar uma boa aula. Mostre para ele que ele não é melhor ou pior e sim que seu comportamento em relação a determinado assunto ou fato, foi ou não foi positivo, elogie ou critique o comportamento não a pessoa, explique que não existem homens extraordinários e sim homens ordinários em situações extraordinárias.


 Esteja sempre atento as atitudes dos seus filhos, nunca deixe para depois nem a bronca nem o elogio, seja responsável, pare tudo e eduque seu filho, se necessário for repita a repreensão quantas vezes forem necessárias até a mudança de comportamento acontecer e ela vai acontecer. Use a técnica de graduação, aumente a punição até que ele mude o comportamento. Seja firme nunca em hipótese nenhuma volte atrás em uma palavra dada, sua palavra é determinação deve ser lei e não deverá ser discutida e sim obedecida, um adulto que se arrepende e volta atrás na sua palavra perde a credibilidade e permite que o jovem em uma outra ocasião pondere sua ordem e tente negociar ou fazer chantagem, se vitimando e tentando te deixar culpado. Quando você perceber que o jovem esta tentando te manipular ou chantagear não pense duas vezes aumente o castigo.


Seja justo elogie e estimule seu filho a ser sempre uma pessoa melhor, acredite nele sempre por mais absurda que seja a sua ideia de futuro e ou profissão apoie e mostre o melhor caminho sempre.


 Use fatos do cotidiano como exemplo de suas palavras e atitudes, não perca a oportunidade de demostrar para ele as consequências de determinados comportamentos. Não tolere injustiças, seja sempre justo e verdadeiro.


 A disciplina enverga mas não quebra, e seu filho gostará de disciplina pode acreditar, e no futuro terá orgulho dos seus pais e professores.

por: Prof.Claudio Garcia  Bambam



Nenhum comentário:

Postar um comentário